top of page
  • Saramago

As Doze Casas Astrológicas relacionadas com os 4 Elementos

As Doze Casas Astrológicas que figuram no Mapa de Nascimento representam as 12 áreas de vida que a alma humana experimenta na vida física. Estas 12 Casas estão ligadas entre si por uma geometria tríplice, sendo três Casas de Fogo, três Casas de Ar, três Casas de Água e três Casas de Terra.



No centro do diagrama, em cima, figuram quatro triângulos equiláteros desenhados em quatro cores diferentes, formando grupos de três Casas ligadas entre si por cada Elemento.


No Princípio Original do que viriam a ser "todas as coisas", era o Éter Primordial em Estado Ígnio, a Matriz Original, a Electricidade Oculta.

Da Primeira Diferenciação surgem os Quatro Princípios Primordiais, as Causas Primeiras, dando origem ao Éter em Estado Ígnio como Princípio do Fogo, ao Éter em Estado Gasoso como Princípio do Ar, ao Éter em Estado Aquoso como Princípio da Água, e ao Éter em Estado Pétreo como Princípio Mineral, a Terra.

Ao serem atraídas para o mundo das formas, estas Forças Primordiais condensam-se construindo a antecâmara do Plano da Matéria Densa, o Plano Etérico, manifestando-se na matéria mais densa os 4 Elementos - Fogo, Ar, Água e Terra.


Na causa humana diz-se que cada pessoa é detentora de um certo "temperamento". A palavra "temperamento" tem como raiz latina a palavra "temperamentum", que significa "combinação de proporções em justa medida própria". Por conseguinte, na causa humana a palavra "temperamento" refere-se a alguém que ao ser trazido para a vida física transporta consigo uma "certa mistura de proporções - os 4 Elementos", que lhe define uma tendência de carácter. Essa tendência de caracterização da personalidade é mostrada pelo modo em como, no Mapa de Nascimento de uma pessoa, a dinâmica planetária está distribuída e posicionada nos signos zodiacais.


Contudo, as Doze Casas Astrológicas sendo elas parcelas de um "condomínio geométrico" organizado numa estrutura duodecimal, têm uma relação íntima com a estrutura dos 4 Elementos dos signos do zodíaco, estando também estes organizados por três signos de Fogo, três signos de Ar, três signos de Água, e três signos de Terra.


Enquanto que a articulação por Elementos entre os signos do zodíaco mostra a tendência de carácter de alguém, as Doze Casas Astrológicas estando elas relacionadas com cada signo mostram as áreas de vida a experimentar pelas experiências na 3D. Em breve conclusão, através da experiência pelo Elemento Fogo aprendemos o AMOR, pelo Elemento Ar aprendemos a FRATERNIDADE, pelo Elemento Água aprendemos a ESTAR EM PAZ, e pelo Elemento Terra aprendemos o SERVIÇO.


Saramago, Outubro 2022


89 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© Copyright
bottom of page